quarta-feira, 16 de julho de 2014

Classificação dos animais


Na natureza, dividimos os animais em dois grupos: os vertebrados e invertebrados.

Mas o que isso quer dizer? 

Os animais VERTEBRADOS são os que têm vértebras, conseqüentemente, possuem a coluna vetebral.


Existem 5 tipos de vertebrados: os mamíferos, as aves, os répteis, os peixes e os anfíbios.

Mamíferos: Nascem do ventre da mãe e se alimentam do leite produzido por ela quando são pequenos. Respiram por pulmões e se movimentam andando, como o cão, o lobo ou o leão, ou nadando, como a balaeia, a foca e o golfinho. O morcego é o único mamífero que voa.



Aves: Têm o corpo coberto de penas. Nascem de ovos e respiram por pulmões. Quase todas as aves se deslocam voando.



Répteis: Têm o corpo coberto de escamas e respiram por pulmões. Nascem de ovos e se movem andando, como o lagarto, rastejando, como as cobras, e nadando, como as tartarugas.
  



Peixes: Têm o corpo coberto de escamas e respiram por guelras. Nascem de ovos e deslocam-se nadando, com a ajuda das barbatanas.


Anfíbios: Têm a pele nua e viscosa (pegajoso, grudento), precisando manter ela sempre molhada. Nascem de ovos que são depositados dentro de água.



Já os animais INVERTEBRADOS são os que não têm vértebras, não tem coluna vertebral. Os animais invertebrados são muito mais abundantes do que os vertebrados. Nascem de ovos, mas entre eles há grandes diferenças. Alguns têm o corpo mole, como a lesma. Outros, como os caracóis, têm uma concha onde se escondem. Outros ainda, como os caranguejos, têm uma carapaça dura que cobre o seu corpo. Mas nenhum destes animais tem esqueleto interno.

Os invertebrados estão divididos em 3 grupos: os vermes, os moluscos e os insetos.

Vermes: Têm o corpo com a forma alongada, não têm patas e se movimentam arrastando o corpo. Muitos vermes vivem em terra e outros na água; há vermes que vivem dentro do corpo de alguns animais.

Moluscos: Têm o corpo mole e alguns possuem uma concha para se protegerem, como o caracol. Há moluscos terrestres e moluscos aquáticos. O polvo e a lula são moluscos aquáticos.


Insetos: Têm tamanhos variados, mas normalmente são pequenos. Possuem patas e antenas. As antenas servem para cheirar e sentir as coisas. Muitos dos insetos têm asas para voar.



Além desta divisão, muito importante, os animais têm outras diferenças, como por exemplo, a forma como nascem, a cobertura do corpo, a alimentação, a forma como respiram e como se deslocam.

Fontes:


Hora de testar seus conhecimentos! 

Jogo das classificações

Nenhum comentário:

Postar um comentário